terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Antepasto de maxixe com rapadura



Antepasto de maxixe com rapadura



A Cidade do Natal/RN tem ocupado uma boa parte da mídia escrita brasileira em jornais e hebdomadários. Nos jornais, das maiores metrópoles brasileiras, ficou estampado a realidade natalense. Micarla, a ex prefeita afastada quase no término do mandato foi tema em revista semanal. Crises políticas, na saúde pública e na limpeza urbana, o caos urbano. Hospitais públicos e particulares, inclusive aqueles que ostentam um selo de gestão da qualidade, com normatização internacional.
Fatos e amarguras que antecedem o Carnatal, fatos e eventos que funcionam como testes de verificação de grandes populações circulando pelas ruas e se aglomerando nas proximidades do estádio. Evento de abrangência local, que talvez atraia foliões de cidades mais próximas e até estados vizinhos. O mundo vem ficando cada vez mais perto, a distância não é mais impedimento para ir ou chegar a algum lugar.
A ex prefeita desabafa dizendo ter chegado aonde chegou por não ter atendido os interesses dos poderosos. Resta saber quem são os poderosos temidos agora por ela, e até que ponto eles podem afetar a vida e a população mais distante destas proximidades físicas e políticas.
A Copa do Mundo está prestes e atrairá públicos de diversas partes do mundo, todas as mídias estarão focadas no Brasil. O mundo todo olhando para o Brasil, satélites já circulam sobre as nossas cabeças a um bom tempo, quando não, são do tipo geoestacionário, colhendo e levando informações de um lado e levando ao outro lado do mundo.
Um avião americano de pesquisa sobrevou a região sob o pretexto de um treinamento global. Tropas do exercito brasileiro vinculadas a ONU com missões de paz fizeram exercícios de treinamento em Natal. Uma novela vem sendo preparada para mostrar ao Brasil e ao mundo, a região.
Americanos e americanismos já fazem parte do dia a dia natalense, desde a Segunda Guerra Mundial. No passado, franceses inauguraram uma ligação aérea postal da Europa com o continente sulamericano, pousando aqui na ‘esquina’ do continente. Italianos deram de presente a Coluna Capitolina. Saint Exupery pode ter conhecido os baobás por aqui. Ex-governadores com nomes de números em língua francesa. Na guerra educacional da Batalha na Avenida Roberto Freire se reencontram americanos, portugueses e holandeses, além de potiguares de diversas procedências e descendências.
E a Cidade do Natal, durante a Copa do Mundo, também ocupará uma parcela destes espaços nas mídias jornalísticas e turísticas. As TICs, Tecnologias da Informação e da Comunicação como ferramentas poderosas do mundo globalizado e unificado, irão informar e comunicar o que bem entendem e somente o que lhes provém e a quem lhes interessa.
Do milho as elites ficaram com os Corn Flakes, enquanto os pobres dividiram o restante do milho para fazer ração para animais e fazer o angu, a polenta e o cuscus
do dia a dia. Da cana, as elites ficaram com o açúcar refinado e os combustíveis, enquanto os pobres com a rapadura e a cachaça.
Enquanto os acepipes como ginga e jiló não são dominação das elites, tal como aconteceu com o fondue, o squash, a capoeira e a feijoada, a massa do povo vai degustando como aperitivo antes das refeições, acompanhado uma cervejinha gelada ou uma pinga das boas e nas praias que ainda são de acesso e domínio público.
Esperando o almoço, e enquanto os americanos não retornam para um novo


for all. Vai-se levando a vida com um jiló na conserva e tomando cerveja em copo de geleia. Comendo gingas com tapioca, dançando maxixe com ginga de sambista e forrozeiro. E roendo um taco de rapadura que é doce, mas não é mole.

Porque quando os estrangeiros chegarem vão querer crepe de tapioca com raclete de queijo manteiga e queijo coalho com carpaccio de carne de sol. Fondue de queijos nordestinos com manteiga de garrafa, para imergir, camarões e lagostas, pedaços de macaxeira, cará e inhame.
04/12/12




Roberto Cardoso




Cientista Social

Membro Efetivo do IHGRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário