domingo, 7 de setembro de 2014

Novas versões e novas visões, criando novas opções. (1)



Novas versões e novas visões, criando novas opções. (1)



A Terra gira no espaço infinito. E quem está estático sobre a sua superfície, fica ora voltado para um lado e ora voltado para o outro lado. Uma situação tal como um carrossel de um parque de diversões. Quem está no carrossel vê a paisagem passar disforme, sem entender o que acontece. Seria necessário fotografar para ter uma ideia do cenário. Congelar uma imagem para entender o que se passa, ou acontece fora do carrossel. E a ciência fez o mesmo, estatizou situações para poder entender. Embora na próxima passagem do carrossel a situação possa ter modificado.

Quem está em um lado escuro da Terra (noite), tem a opção de uma segunda versão quando o dia clarear. A opção de enxergar um fato ou um tema com uma nova iluminação.  Tem a opção de ver um objeto com diferentes ângulos de iluminação, que o Sol proporciona a cada ângulo formado no céu, em cada hora do dia. Desfazer e mostrar as sombras que estavam ocultas quando não havia iluminação. Há anos o símbolo das ideias é uma lâmpada, e a simbolização do conhecimento é a iluminação. Para aqueles que ficam com a dúvida, a interrogação (?). Fiat Lux, que haja luz e houve luz (Gen 1:1). E Deus deu início ao seu trabalho de criação, quando ainda não existia energia elétrica.

Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira britânica ficou famosa pelo uso de uma lâmpada. Ficou conhecida, no mundo e na enfermagem, como a dama da lâmpada. Andava pelas noites escuras, nas ruas com uma lamparina. Levava luz e esperança para enfermos, perdidos pelas ruas e acamados em quartos escuros. Florence trouxe a luz para os enfermos e para a enfermagem. Iluminando, formulando e executando conceitos para a criação de uma enfermagem moderna.

As novas versões geram segundas e outras novas versões, com outras visões de algo que só era visualizado por outro ângulo, um ângulo. Novos ângulos podem proporcionar novas visões, dando oportunidade para criar novas opções. A globalização interage entre as pessoas; entre as cidades, os estados, e os países; entre os continentes. E cada vez mais vem proporcionando uma mistura, uma miscigenação de elementos heterogênicos tendendo a homogeneização, uma unificação. A Terra tem mais de dois terços cobertos por água. A sociedade é liquida, vive momentos líquidos, e líquidos se misturam com facilidade. Já se pesquisa o armazenamento de dados em meios fluidos.

O giro da Terra é como uma maquina de lavar que dissolve o sabão, e este age sobre as peças de roupas que vão se misturando e se envolvendo durante a lavagem. Cada peça de roupa tem uma cor, um tamanho e um modelo (uma identidade), e um dono. Não são liquidas e podem ser reconhecidas e separadas, ao final dos processos de molho, lavagem, enxague e centrifugação. Em lavagens industriais, cada peça antes da lavagem ainda pode receber uma marcação, algo que indique a que rol pertence, uma marca que indique o cadastro da pessoa física proprietária.

No final do processo é feita apenas algumas análises: se a peça ficou intacta, não sofreu um dano físico; se a peça de roupa ficou limpa ou suja. Sem avaliar que a peça não é mais a mesma, sofreu um desgaste não só pela lavagem, mas pelo seu uso anterior. Que pode estar mais evidente agora com a ausência de sujeiras, que podiam mascarar uma analise.

O homem sempre analisou o mundo, o seu mundo, um mundo denominado como real, onde pode afirmar uma realidade. Analisou o seu mundo real criando uma ciência a partir de uma maneira estática, laboratorial, um sistema fechado e isolado. A ciência isolou conhecimentos para poder analisar. Tirou um instantâneo, obsevou o que poderia analisar em sua existência. Fez como tirar uma foto e analisar os gestos dos participantes em um cenário, em gestos estáticos.

Não considerou o Universo porque é infinito e indeterminado. Regido pela mecânica celeste, onde os espaços entre os corpos são imensos. E o planeta Terra ainda realisa outros movimentos no espaço, como por exemplo, o movimento de precessão dos equinócios (mais ou menos a cada 25.000 anos).





Entre Natal e Parnamirim/RN ─  24/08/2014







Texto produzido para:
O Jornal de HOJE – Natal/RN
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality;  knowledge




CMEC/FUNCARTE
Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes

Natal/RN




Roberto Cardoso








PRÊMIO
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013
Categoria Colunista em Informática




VOTE: Acesse o link


Votação: JULHO a OUTUBRO de 2014


Candidato
DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário