domingo, 7 de setembro de 2014

Novas versões e novas visões. Novas opções. (2)



Novas versões e novas visões. Novas opções. (2)


Novas opiniões surgem a partir de novas versões. Novas visões vão criando e dando oportunidades, e a possibilidade de surgir novas opções. Uma informação pode relatar um fato. Outra informação pode emitir alguns dados sobre o mesmo fato. Diversas informações divergentes sobre o mesmo fato ou tema, caracterizam pontos de vistas diferentes. As diferentes opiniões de um ou de outro, de alguém ou de outrem, de um segmento ou de outro; de uma ciência, e de outra ciência.

A corrida presidencial vem mostrando uma infinidade de informações de um ou de outro candidato. Atores de um teatro em cena. Informações de plataformas de governo. Uma gestação ideológica para uma futura gestão administrativa. Informações gerenciais e sociais; com a possibilidade de vazar informações confidenciais. A divulgação de medidas educativas e coercitivas, medidas socioeducativas, a partir de alguns pontos de vista. A proteção do ambiente e do cidadão; da saúde e da educação, da segurança e da alimentação. Opinião de quem é contra ou a favor do candidato ou de suas ideias e opiniões. E pressões de uns sobre outros, em um contexto político ou social, chegando ao pessoal.  Temas enigmáticos e ambíguos para o bem e para o mal.

Uma infinidade de informações chega por todos os lados, pelas diversas mídias sociais. Desde a fofoca do vizinho pelo muro de divisa dos terrenos, a um debate na televisão controlado por quem tem uma opinião formada e direcionada. As divisas por um muro e por uma tela. Telas e cercas em muros de cimento e conhecimento. Telas aramadas e cabeadas. Telas de arame plasmáticas; de TV e de LCD, conexões com fio ou sem fio. Telas ligadas e eletrificadas. De um lado os candidatos e o moderador diante das câmeras em diversos ângulos, aonde os melhores são escolhidos pelo controlador de imagens, e vão para ao ar. Imagens no ar que podem mandar um candidato para o espaço. Do outro lado alguém sentado em uma poltrona analisando e criticando o que vê, por um ângulo, formado por um olhar na TV. Sem debates e sem discussões, sem replicas e sem treplicas.

Informação excessiva pode gerar desinformação; a incapacidade de formar uma opinião. Uma avalanche de conhecimentos, onde quem não estiver preparado e agasalhado, pode sofrer com um grito mais alto, que provoca um desmoronamento de gelo, neve e geleiras; ideias, ideais e ideologias. Um ‘brainstorming’ de chuvas torrenciais ao subir a montanha do conhecimento.

A formação da consciência política cidadã começa com a necessidade de conhecer o idioma pátrio, ou a língua nativa, um linguajar na atividade. Depois envereda pelo conhecimento da historia e da geografia de sua cidade, de sua região e de seu país. O protagonismo jovem nas ruas, a participação na vida política econômica e social gera um conhecimento vivo, um conhecimento de visão por imersão.

As academias acolhem produtores de conhecimento. A partir de informações vão construindo um conhecimento. Produzem conhecimentos para em beneficio próprio usar. Para que uma ou outra academia utilize em outras situações. Academias militares, Academias literárias, e Academias científicas. Academias jurídicas e academias políticas. Academias da história e da geografia de um lugar, a exemplo: o IHGRN – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e o INRG – Instituto Norte-Rio-Grandense de Genealogia. Os homens e as famílias fazem a geografia que um dia se torna historia, do arruamento histórico ao adensamento geográfico.

Para estabelecer uma pena ou um esclarecimento pode ser necessário instalar uma perícia. Uma pericia pode ser instalada ou implantada para se chegar a uma conclusão, por meio de provas e evidencias. Prova pericial com evidencias: judiciais e científicas. Com uma literatura poderá ser descrita. Com uma ordem militar poderá seguir em torno de uma ideia, em razão de uma necessidade. Uma perícia deve ser feita a partir de verdades. Uma construção de verdades que serão confrontadas e associadas, a partir de hipóteses, e de acontecimentos de um evento.

A justiça deve estar calcada em verdades e não em vontades. Com o uso do direto pode se chegar a verdades; uma ciência vai contribuindo com a outra. Vai-se criando regras e normas aqui e ali para tentar chegar a conclusões.

As informações mesmo que convergentes ou divergentes geram um conhecimento. Um conhecimento de novas hipóteses. Um dia é diferente do outro, tal como uma noite é diferente da outra. È possível apenas afirmar que um se antecede a outro e o outro acontece depois de um. Fato afirmativo e valido enquanto a Terra fizer um giro em torno do próprio eixo. Até tese seja derrubada por um novo fenômeno celeste alterando o paradigma atual (Mudança de paradigma em Informática em Revista – Abril/2014).


Entre Natal e Parnamirim/RN ─  31/08/2014







Texto produzido para:
O Jornal de HOJE – Natal/RN
Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality;  knowledge

Nenhum comentário:

Postar um comentário